A Casa Vale Ferreira é a primeira exposição antológica da dupla João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira, na Casa de Serralves.
O projeto de arquitetura consistiu em apoiar os artistas e a curadora na ocupação da casa Art Déco, sem danificar, furar ou perturbar o edifício classificado desde 2012 como monumento de Interessa Público.
A vontade de re-abrir a casa ao público e ao parque motivou a estratégia de valorizar a casa na sua essência, tal como é. Desta forma, optou-se por reinterpretar a linguagem da casa com a construção pontual de novas paredes, através de um sistema estrutural tensionado em tabique.
O mimetismo foi levado ao limite com a reprodução de rodapés com materiais que os distinguem dos existentes e a substituição de tapetes por pedra igual à original.
Foram desenhadas de raiz duas peças para a sala de entrada da exposição. Um charriot circular e um espelho para dar palco a uma das novas obras concebidas especialmente para esta exposição.
Para além das novas paredes e das novas peças, foram desenhados suportes para obras de difícil instalação na casa. Desde o suporte para um cabo elétrico com sapatilhas penduradas, à estrutura para uma cortina ou os plintos em veludo.
Todos os elementos foram cuidadosamente desenhados e pensados de acordo com as obras e os espaços onde estas seriam expostas. Em total coordenação com os artistas e curadora da exposição.